Apresentação
A coleção está organizada em quatro unidades temáticas, com textos que sugerem discussões e leituras sobre diversos temas da atualidade, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Apresenta o estudo da língua em seus diferentes gêneros textuais, integrando o estudo gramatical à interpretação e produção de textos. Aborda também os vários domínios sociais da comunicação, os aspectos tipológicos e os gêneros orais e escritos mais frequentes. Possibilita apreender e compreender as relações semânticas, pragmáticas e discursivas.
Esta coleção é dirigida àqueles que fazem da língua materna um meio para interação, visando à formação de cidadãos protagonistas de ações sociais, num processo de educação integral.
Estrutura Pedagógica
Os conteúdos estão divididos nas seguintes seções:
- Leitura silenciosa: desenvolve o contato individual do aluno com o texto, de forma silenciosa, como passo inicial do amplo processo de leitura.
- Compreensão do texto: permite ao leitor mobilizar um conjunto de estratégias linguísticas, cognitivas e discursivas com o propósito de torná-lo participante da construção do sentido do texto, uma vez que, junto ao autor, ele também se torna um estrategista na interação pela linguagem.
- Estudo do vocabulário: explora o vocabulário dos textos no intuito de valorizar a diversidade linguística em contraponto com o tema, o estilo e a forma composicional dos gêneros textuais.
- Leitura expressiva: objetiva a leitura oral do texto escrito ou parte dele, levando em conta a entonação, a expressão corporal, o ritmo e outros aspectos adequados ao gênero em questão.
- Leitura crítica: desenvolve a percepção crítica, partindo da habilidade de compreensão processada pela análise, síntese e julgamento.
- Leitura comparativa: promove a habilidade de examinar, simultaneamente, dois ou mais textos, para estabelecer relações quanto à forma composicional, à temática, ao estilo; permite a análise das peculiaridades de cada um e o que é comum a eles.
- Produção textual: propõe a segmentação, a transformação ou a produção de novos textos, relacionados ao tema, ao gênero textual ou à esfera de circulação do texto principal ou complementar.
- Avaliação da produção textual: oferece um roteiro para que o aluno avalie sua produção, além de ser, ao professor, um guia para verificar as habilidades e competências em processo de desenvolvimento.
- Uso da língua: apresenta atividades para a observação e análise de regularidades, de generalizações e de fenômenos linguísticos, conduzindo o aluno à conceituação, construção e aplicação do fato gramatical em situações de uso da língua.
Autores
Eliane Hosokawa Imayuki
- Graduada em Letras pela USP - São Paulo - SP
- Especialista em Língua Portuguesa pela USS - Vassouras - RJ
- Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP - São Paulo - SP
- Doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela USP - São Paulo - SP
Gerusa Martins
- Graduada em Letras pela UMC - Mogi das Cruzes - SP
- Especialista em Linguistica pela FFCL Oswaldo Cruz - São Paulo - SP
- Miriam Maranhão
- Graduada em Letras pela UMC - Mogi das Cruzes - SP
- Especialista em Linguistica pela FFCL Oswaldo Cruz - São Paulo - SP
- Especialista em Estudo Dirigido de Língua Portuguesa pela Unicamp - Campinas - SP
|